Protozoários - Adaptações especiais

Olá galera! Hoje vou estar continuando a postagem sobre protozoários, do post anterior Protozoários - ambiente marinho, água doce e terrestreNo post anterior falamos sobre as necessidades fisiológicas destes organismos nos diferentes habitats que vivem, neste post irei falar sobre as adaptações dos mesmos.


Efeitos do tamanho do corpo
O segundo fator correlacionado com a natureza da estrutura animal é o tamanho do animal. À medida que o corpo aumenta em tamanho, a proporção da área de superfície com o volume reduz, porque o volume aumenta ao cubo, e a área de superfície aumenta ao quadrado da dimensão linear. Nos animais pequenos, a área de superfície é suficientemente grande em comparação ao volume corporal, de forma que a troca dos gases e detritos possa ser empreendida eficientemente por meio somente de uma difusão por toda a superfície corporal. Também pode ocorrer um transporte interno por meio somente de difusão. No entanto, os animais pequenos que vivem em terra estão sujeitos a uma maior perda de água, que ocorre primariamente através da superfície do corpo.

À medida que o corpo aumenta em tamanho, as distâncias tornam-se demasiadamente grandes para que ocorra o transporte interno somente por difusão, e tornam-se necessários mecanismos para um fluxo de volume. Nos animais maiores, isso leva ao desenvolvimento de sistemas circulatórios celômicos e vasculares sanguíneos. Também pode-se aumentar a área de superfície dos órgãos internos e porções da superfície externa através de pregueamento e enrolamento para facilitar a secreção, a absorção, a troca de gases e outros processos.

Efeitos do modo de existência
O terceiro fator relacionado com a natureza da estrutura animal é o modo de existência. Os animais de movimentos livres em geral são bilateralmente simétricos. O sistema nervoso e os órgãos sensoriais ficam geralmente concentrados na extremidade anterior do corpo, pois é a parte que entra primeiro em contato com o ambiente. 

Os animais presos ou sésseis são radialmente simétricos ou tendem a uma simetria radial, na qual o corpo inteiro (como nas anêmonas-do-mar) ou alguma parte deste (como nas cracas) consiste de um eixo central ao redor do qual arranjam-se simetricamente as partes semelhantes. A simetria radial é uma vantagem para a existência séssil, pois permite que o animal responda aos desafios do seu ambiente a partir de todas as direções. Os esqueletos, os envelopes ou os tubos encontram-se comumente presentes para sustentar ou proteger os animais sésseis contra os predadores móveis e os extremos ambientais.

Especializações celulares
Os protozoários são organismos eucarióticos unicelulares. Todos os organismos multicelulares, incluindo os animais multicelulares, evoluíram a partir de vários ancestrais de protozoários. Os protozoários permaneceram no nível de organização unicelular, mas evoluíram ao longo de numerosas linhas através da especialização de partes do citoplasma (organelas) ou das estruturas esqueléticas.

Diversos tipos de protozoários
Conseqüentemente, a semelhança e a complexidade nos protozoários são expressas no número e na natureza de suas organelas e dos esqueletos da mesma maneira que se observam a simplicidade e a complexidade nos animais multicelulares em graus de especialização dos tecidos e dos sistemas orgânicos. 

As células dos protozoários são mais complexas que as células dos metazoários, pois as adaptações estruturais para a sobrevivência só podem ocorrer no nível de organização celular.

Cada célula de protozoário, como um organismo, deve ter especializações estruturais para todas as funções que sustentem a vida, tais como a locomoção, a aquisição de alimento, o transporte interno e a reprodução.

Nos metazoários, por outro lado, essas especializações (embora definitivamente um produto das células) distribuem-se sobre as células, tecidos, órgãos e sistemas orgânicos. Uma única célula de metazoário necessita somente contribuir para o aumento na organização adaptativa global do indivíduo. Como resultado, as células dos metazoários são menos complexas, porém mais especializadas para funções particulares que as células de protozoários. Além do maquinário metabólico básico comum a todas as células, os metazoários herdaram muitas características da estrutura celular de seus ancestrais protozoários e adaptaram-nas a uma organização multicelular.

Referências: RUPPERT, E. E.; BARNES, R.D. Zoologia dos Invertebrados. 6 ed. São Paulo: Ed. Roca. 1996. 1028p.
© Copyright 2014. Website by Way2themes - Published By Gooyaabi Templates